5 passos para controlar suas finanças pessoais com sucesso

Não seria legal se houvesse uma fórmula mágica ou truque simples que permitisse que você nunca precisasse se preocupar com dinheiro ou administrar suas finanças novamente?

Embora isso possa não ser realista, existem algumas coisas simples que você pode fazer agora para melhorar sua situação financeira. Siga estes cinco passos para conquistar a liberdade em suas finanças pessoais .

Outro bônus? Se você se seguir estes cinco passos, seus problemas financeiros vão começar a diminuir, e você pode começar a colher as recompensas de uma vida sem dívidas e economizar para seu futuro.

Detalhe seus objetivos financeiros

Reserve algum tempo para escrever metas financeiras específicas e de longo prazo. Você pode fazer uma viagem de um mês para a Europa, comprar uma propriedade para investimento ou se aposentar mais cedo.

Todos esses objetivos afetarão a maneira como você planeja suas finanças. Por exemplo, sua meta de se aposentar mais cedo depende de quão bem você economiza seu dinheiro agora. Outros objetivos, incluindo a posse de imóveis, o início de uma família, ou uma mudança de carreira serão afetados pela forma como você gerencia suas finanças.

Depois de ter anotado seus objetivos financeiros , priorize-os. Isso garante que você está prestando mais atenção aos que são da maior importância para você. Você também pode listá-los na ordem em que deseja alcançá-los, mas uma meta de longo prazo exige que você trabalhe em direção a isso e ao mesmo tempo trabalhe em outras metas.

Abaixo estão algumas dicas sobre como esclarecer seus objetivos financeiros:

  • Defina metas de longo prazo, como sair da dívida , comprar uma casa ou se aposentar cedo. Essas metas são separadas das suas metas de curto prazo.
  • Defina metas de curto prazo, como seguir um orçamento, diminuir seus gastos , pagar ou não usar seus cartões de crédito.
  • Priorize seus objetivos para ajudá-lo a criar um plano financeiro.

Tenha uma estratégia

Um plano financeiro é absolutamente essencial para ajudar você a atingir suas metas financeiras. O plano deve ter várias etapas ou marcos. Um plano pode incluir a criação de um orçamento mensal e um plano de gastos e, em seguida, sair da dívida.

Uma vez que você tenha cumprido estes três passos e tenha seguido seu novo plano por alguns meses, você pode achar que tem dinheiro extra, e o dinheiro que você libera das dívidas, poderá ser usado para alcançar sua próxima rodada de metas.

Novamente, é fundamental decidir quais prioridades são mais importantes para você. Trabalhar em direção a seus objetivos de aposentadoria de longo prazo , mas também começar a concentrar-se nas mais importantes a curto prazo objetivos que você definiu para si mesmo. Você quer começa a investir? Estas são todas as coisas a considerar ao decidir o seu próximo passo.

Seus objetivos, juntamente com um fundo de emergência, ajudarão você a parar de tomar decisões financeiras com base no medo e a ajudá-lo a controlar sua situação.

Ao criar um plano financeiro, lembre-se dessas coisas:

  • Seu orçamento é fundamental para o sucesso. É a ferramenta que lhe dará mais controle do seu futuro financeiro. Seu orçamento é a chave para alcançar o resto do seu plano.
  • Você deve continuar contribuindo para metas de longo prazo, como poupar para a aposentadoria, não importa em que estágio do seu plano financeiro você está.
  • A construção de um fundo de emergência é outro fator importante para o sucesso financeiro e a redução do estresse.

Faça um orçamento

Seu orçamento é uma das maiores ferramentas que ajudarão você a ter sucesso financeiro. Ele permite que você crie um plano de gastos para poder alocar seu dinheiro de uma forma que o ajude a alcançar seus objetivos.

Um orçamento também ajudará você a decidir como gastar seu dinheiro nos próximos meses e anos. Sem o plano, você pode gastar seu dinheiro em coisas que parecem importantes agora, mas não oferecem muito em termos de melhorar seu futuro. Muitas pessoas são apanhadas neste atoleiro e se deprimem por não alcançar os  planos que desejam para sua família e para sua própria vida.

Não se esqueça de comemorar pequenas vitórias ao longo do caminho. Por exemplo, parabenize-se uma vez que você saldar uma dívida, ou recompense-se quando mantiver seu orçamento por três meses dentro do planejado, ou quando você criar com sucesso seu fundo de emergência.

Se você é casado, você e seu cônjuge precisam trabalhar juntos no orçamento para que pareça justo para vocês dois, e ambos têm o mesmo nível de compromisso para alcançá-lo. Isso pode ajudar muito a evitar argumentos relacionados a dinheiro. 

Pague suas dívidas

A dívida é um enorme obstáculo para muitos quando se trata de atingir metas financeiras. É por isso que você deve eliminá-las como uma prioridade. Criar um plano de eliminação da dívida , para ajudá-lo a pagar mais rapidamente. Depois de pagar uma dívida, direcione todo o dinheiro que você estava pagando na primeira dívida para a próxima dívida e continue a partir daí.

Quando estiver totalmente sem dívidas, comprometa-se em não criar mais nenhuma outra dívida. Deixar os cartões de crédito em casa pode ser uma estratégia inteligente. Economize para construir seu fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas e para não ficar tentado a usar um cartão de crédito para cobri-las.

Não tenha medo de pedir conselhos

Depois de ter aumentado suas economias e quiser começar a investir para aumentar sua riqueza, fale com um mentor financeiro para ajudá-lo a tomar decisões sensatas sobre investimentos.

Ele compartilhará os riscos envolvidos em cada investimento e o ajudará a encontrar produtos que correspondam ao seu nível de conforto e às necessidades de retorno de investimento, ao mesmo tempo em que o ajudará a atingir suas metas o mais rápido possível. 

Investir é uma estratégia de longo prazo que ajuda você a construir riqueza

Pagar as dívidas, economizar dinheiro e construir um plano que te leve em direção a suas metas financeiras não precisa ser uma experiência difícil. Invista em si mesmo e no seu futuro financeiro, para que você não precise se preocupar com suas finanças novamente.

Compartilhe com seus amigos
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments