O que vai mudar na sua aposentadoria?

Olá, como vai o seu plano de aposentadoria? 

Está sendo amplamente divulgado na mídia que o governo vai fazer grandes reformas na previdência social e isso vai impactar milhões de pessoas.

Independente do seu lado político e de quem você votou, eu afirmo que isso é necessário e todos os países passam por isso. A matemática é muito simples e isso se aprende em geografia do ensino fundamental.

SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Você já conhece seu comportamento financeiro? 

Ainda não?!

Então não espere mais. Conheça esta idéia!

Existe um gráfico chamado de “Pirâmide Etária” que ilustra quantos homens e quantas mulheres estão em cada faixa de idade. Quanto mais larga a base e mais fino o topo, quer dizer que tem muito mais gente jovem do que idosa, ou muito mais gente possivelmente inserida no mercado de trabalho do que fora dele. A medida que os países vão se desenvolvendo, acontece um fenômeno de inversão, em que progressivamente as pessoas vão envelhecendo e a população mais nova vai diminuindo. São diversas as razões pelas   quais isso acontece e vou citar apenas duas.
1. A expectativa de vida aumenta tanto de homens quanto mulheres. Avanço na medicina, melhora na qualidade de vida e etc.

2. A taxa de fertilidade cai, pois as famílias tendem a ter menos filhos.

Com estes dois fenômenos, a inversão da pirâmide é questão de tempo e faz com que cada vez haja menos pessoas trabalhando (pagando a previdência) e mais gente vivendo as custas dela.

Por isso que eu falei que não depende da sua ideologia política. A reforma é necessária e obviamente vai desagradar (não quero fazer juízo de valor se tal medida é a mais democrática ou a mais justa). O meu intuito é um só: quero te dar as armas e ferramentas necessárias para que você se proteja neste cenário.

Historicamente, as mulheres tinham que trabalhar alguns anos a menos que os homens e isso se devia a fatos como gravidez, guerras e mercado de trabalho. A vida moderna tem feito o sexo feminino entrar fortemente no mercado de trabalho, ter menos filhos e as guerras já são bem diferentes das de antigamente em que só grande contingente de homens iam a luta. Mulheres adoecem, mulheres geram riquezas e despesas para o Estado e mulheres tem salário. Consequentemente, o "sexo frágil" luta pelos mesmos direitos e prerrogativas dos homens e mais cedo ou mais tarde, o governo irá colocar homens e mulheres para se aposentar igualmente.

As pessoas que antes trabalhavam 25 a 30 anos, passarão a trabalhar 35 a 40. Se antigamente se aposentavam com 55 ou 60, a nova idade será 65 ou 70.

Se antigamente algumas empresas e órgãos davam aposentadorias integrais ou outros incentivos,hoje há grandes esquemas de corrupção, ajustes econômicos e juros corroendo o quanto a pessoa vai receber na terceira idade. Veja este link, este link aqui e este aqui.

Ok, agora que eu te falei tudo isso você deve estar pensando. “Isso é apocalipse” “Isso vai acabar com minha vida” ou “Como que vai ser agora?”

Preocupar-se é natural, mas não é ação tática, ou seja, não vai trazer nenhum resultado. Você precisa agir. Sabe aquela lei da física que diz que para toda ação há uma reação?

Se o governo vai exigir da população mais anos de trabalho e mais contribuição, você precisa se proteger.

Para isso eu listei abaixo algumas importantes considerações que você deve implementar desde o seu nascimento. Sim, estou falando do seu passado, pois é urgente que você tome estas medidas.

I. Mentalidade

Sabe aquela idéia de que basta fazer uma faculdade para conseguir um bom emprego e se aposentar tranquilamente? Então, esqueça! Acredite que nada é certo e nada está garantido. Não fique depositando toda sua confiança em apenas uma coisa só, pois quando a gente tem muita esperança e ela não se concretiza, a decepção é tão grande quanto o desespero.

Portanto, mude sua mentalidade. Saiba que você tem que estar em constante evolução assim como um programa de computador. Você tem que se atualizar constantemente. Você não pode parar. Instabilidade política, social e econômica vão balançar a sua vida durante toda sua existência e não adianta achar o contrário. As instituições e governos tendem a preservar a existência delas e a sua arma será manter a sua mentalidade sempre forte. Reclamar não irá te dar sucesso. Este só virá com seu trabalho e seu suor.

II. Investimento

Se você sabe que vai ter que trabalhar mais tempo e o valor da contribuição pode aumentar, por que não investir mais em você também? O lema de qualquer investimento é: invista pouco, invista sempre, invista cedo. Quanto mais cedo você investe, menor valor terá que alocar. Você não sabe o seu futuro e justamente você precisa garantir hoje o dia de amanhã. Imagine que a reforma da previdência determine que as aposentadorias serão com 70 anos, e aos 60 você seja demitido por estar “velho demais" e "cheio de manias que os jovens não tem". Se os mais jovens ainda aceitam fazer o seu trabalho por menor salário como trainee/estagiário/cargo júnior, como você irá pagar suas contas? Se você não estiver trabalhando, você precisará contar com suas reservas financeiras para viver. Já pensou nisso?

III. Educação

Como eu falei no item anterior, uma pessoa pode ser demitida por ser considerada velha demais, por estar com algum problema ou doença, sem energia…enfim, qualquer empresa vai querer pagar o mínimo possível para quem trabalhe o máximo possível. Se a empresa encontrar um jovem que faça o mesmo serviço que alguém da terceira idade por muito menos, o que vai diferenciar os dois? Educação e experiência. Ter um título ou um grau de escolaridade será a porta de acesso, mas você vai precisar manter os seus estudos para continuar tendo combustível necessário para sua jornada no mercado de trabalho. “Ah, mas se isso acontecer comigo eu farei um concurso público e irei me aposentar por ele.” Não esqueça que há vários órgãos que exigem anos de contribuição naquela instituição para ter direito aquela previdência. Quem é mais velho tem a vantagem de ter mais especializações, experiências e títulos que os mais jovens, ou seja, deverá permanecer muito capacitado para continuar sendo interessante as empresas.

IV. Idade

A idade vai trazer dois grandes desafios para as pessoas. Os mais idosos tendem a ser mais reticentes quanto as mudanças. Também tem menos vigor que os mais novos e maior dificuldade em desempenhar algumas tarefas e esforços físicos. Qual avô sabe mexe melhor que o neto no celular? Qual avô consegue correr mais que os netos? É certamente muito difícil acompanhar todas as novidades do mundo, mas a realidade agora é essa. O que quero dizer é para você cuidar muito bem da sua saúde com esportes e com boa alimentação. Mantenha sua mente viva com estudos. Isso vai dar as melhores condições para que você esteja sempre bem, com energia e disposição para curtir a terceira idade após a aposentadoria.

E aí, gostou do artigo? Tem dúvidas de como investir ou precisa construir uma estratégia de vida?

Coloque seus comentários abaixo, mande e-mail para contato@estrategiasdevida.com.br e inscreva-se para receber as novidades e e-books do Estratégias de Vida.

Compartilhe com seus amigos
This focus area template supports only 2 input fields. Please check your opt-in configuration in order to use this template.
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments