O que os bilionários podem te ensinar?

 

Com tanto dinheiro no mundo, porque poucas pessoas conseguem acumular tanto?

O Livro “Bilionários” mostra os motivos que fizeram grandes nomes chegarem ao topo.

 

SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Você já conhece seu comportamento financeiro? 

Ainda não?!

Então não espere mais. Conheça esta idéia!

Olá pessoal, tudo bem?

 

            Tive uma ideia estes dias e resolvi botar em prática. Irei colocar uma resenha com o que eu aprendi ao terminar de ler um livro. Desta maneira eu acredito poder ajudar as pessoas a se interessarem mais pela leitura. Assim como nos sites de filmes, tem-se a sinopse e avaliações dos filmes, mas sites que falem de livros são poucos. Resolvi então abrir este espaço para que eu possa despertar o interesse através de uma sinopse comentada com os ensinamentos valiosos dados pela leitura..

            Obviamente que não irei conseguir colocar tudo, pois resumir 200 ou 300 páginas em pouco mais de duas ou três laudas é desafiador, e por isso vou focar nos aspectos principais.

bilionarios-ricardo-geromel-540x542

            Sexta-feira passada li o livro “Bilionários – Ricardo Geromel”. O conteúdo está focado em mostrar as semelhanças entre aqueles que possuem 9 zeros antes da vírgula. A grosso modo e de forma bem resumida, pode-se dizer que os ricaços tem uma grande motivação para construir e transformar as coisas e são focados na qualidade pessoal deles e das equipes que controlam.

            Segundo o autor, Jorge Paulo Lemman, o homem mais rico da América do Sul era um jovem jogador de tênis que percebeu que não seria um dos 10 melhores e decidiu mudar seu rumo. Hoje o empresário detém o controle das maiores marcas de alimentos do mundo e possui grandes planos para o futuro. Tem 2 sócios de confiança e os 3 juntos só fazem negócios com todos presentes, pois as qualidades reunidas do trio se completam. O bilionário brasileiro evita dar entrevistas e ostentar as posses dele. Ricardo Geromel conta no livro que em um assalto a um posto de gasolina há vários anos, os ladrões roubaram todo mundo menos o Sr. Lemman, que estava dirigindo um carro simples e velho.

            Os filhos de Warren Buffet, um dos maiores nomes no mercado mundial de investidores, só foram saber que o pai era bilionário quando a Revista Forbes divulgou uma matéria que constava o pai deles como detentor da grande fortuna. Buffet vive na mesma casa há décadas, ensinou os filhos a trabalharem pelos seus ideais e a criarem seus interesses. Quase me esqueço de mencionar que ele é um grande doador de milhões de dólares a instituições beneficentes, bem como outros bilionários que aderiram a um belo projeto da dupla Bill e Melinda Gates, que estimula as maiores fortunas do mundo a doarem pelo menos 50% do dinheiro a instituições em prol de causas nobres.

            Donald Trump não é muito citado no livro, mas certa vez li uma pequena história dele que dizia que ele já havia falido algumas vezes e em uma dessas saiu de um negócio devendo bilhões de dólares. Se dever dinheiro já é muito ruim e acaba com a moral de qualquer pessoa, como que Trump conseguiu dar a volta por cima e voltar ao mundo da riqueza em um período de apenas 2 anos? Ele só pode ter conseguido a confiança dos investidores devido a sua motivação em criar e transformar todo seu conhecimento em empreendimentos.

            Alguns dados interessantes dos livros são:

  1. as maiores fortunas bem como a maioria dos bilionários vieram de raízes humildes
  2. o número de bilionários no mundo vem crescendo ao longo dos anos
  3. os bilionários não trabalham, em horas, tanto a mais que você

 

           Sim, isso mesmo que eu falei. Não dúvido que você trabalhe de 40 a 60 horas por semana, estude nas horas vagas e busca fazer o seu melhor. Igual aos bilionários. O que diferencia você e eles? Talvez a forma como trabalha ou aonde trabalha. Para se ter 9 zeros na conta, todos eles trabalham com o que são apaixonados. Logicamente que todos já passaram por muitas decepções e se sujeitaram a trabalhar em finais de semana e etc, mas eles buscam trabalhar com aquilo que lhes dá prazer. Ache aquilo que você gosta de fazer e monetize isso. Como você acha que uma criança conseguiu milhões vendendo bolas de gude? Certamente é porque ela tem em bolinhas de gude. Diz-se que para se tornar um expert num assunto exige 10 mil horas de dedicação ao assunto. O ideal seria fazer estas 10 mil horas serem agradáveis. Existem aquelas pessoas que conseguem ser altamente produtivos e tem uma filosofia de trabalho diferente de até 20 horas semanais de trabalho. Qualquer que seja sua filosofia, tem que gostar e ter qualidade no que está fazendo. Ah, uma coisa que diz no livro é que os bilionários fazem um coisa por vez. Abílio Diniz, chefão da rede Pão de Açúcar, conversando com Ricardo Geromel estava totalmente presente e atento a conversa. Quantos de nós não ficamos mexendo no celular enquanto falamos com outra pessoa ao digitar um email e beber café? Ser multi-tarefa pode até te deixar acordado e ativo, mas será que toda sua atenção está concentrada?

         O livro foi uma leitura rápida, agradável e muito válida. Serviu para me dar mais confiança para trabalhar em prol dos meus objetivos, melhorar minhas qualidades e focar nas minhas atividades. Se você quiser ler, eu recomendo, mas não espere conselhos com receita de bolo de empreendedorismo. As páginas irão te motivar a empreender nas qualidades que você deve buscar aperfeiçoar.

Boa leitura

Curta e comente, sua participação é muito importante para mim.

Compartilhe com seus amigos
This focus area template supports only 2 input fields. Please check your opt-in configuration in order to use this template.
Click Here to Leave a Comment Below 1 comments