O que esperar de “Sonho Grande”?

    Olá Estrategistas, tudo bem?  

   Esta semana eu li o livro “SONHO GRANDE”, escrito por Cristiane Correa e como de costume, fui anotando as lições aprendidas e os insights que ia tendo. Resolvi então compartilhar com vocês, bem como já fiz com o livro “Billionários”. (Leia aqui).

  Além de pesquisar bastante, a autora somou entrevistas que fez com diversas personalidades do mundo empresarial para contar a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Este trio é responsável pela AB InBev (maior cervejaria do mundo), Lojas Americanas, Heinz, Burguer King e outras.

    Caso você não conheça muito sobre eles, vou fazer uma rápida apresentação destes 3 personagens do empreendedorismo brasileiro. 

Beto Sicupira, Jorge Lemman e Marcel Telles

Beto Sicupira, Jorge Lemann e Marcel Telles

     Jorge Paulo Lemann – de família suíça, formado em Harvard, fundador do extinto banco Garantia e hoje homem mais rico do Brasil. Conhecido pela discrição, aversão aos holofotes, simples e ávido por aprender.

   Marcel Telles – economista formado pela UFRJ, responsável pela grande evolução e crescimento da Brahma, conhecido por tomar decisões rápidas e precisas. 

    Carlos Alberto Sicupira – empresário conhecido por botar a mão na massa, controlou as Lojas Americanas e fez dela uma potência varejista do mercado brasileiro. Fundador da Brava (instituição que incentiva melhoras na gestão pública) e Presidente do Conselho de Administração da Endeavor (instituição de apoio ao empreendedorismo no Brasil).

     Voltando a história deste trio de empresários bilionários brasileiros conhecidos no mundo inteiro por sua coesão há praticamente 40 anos, é possível ler este livro e conhecer em linhas gerais como a fortuna foi gerada, alguns números das empresas que eles administram e até as funções de cada um nas empresas. 

   Você por acaso já viu aqueles programas de viagens em que o apresentador tem experiências memoráveis na África com animais selvagens, ou conhece as mais belas paisagens da Ásia e mergulha na imensa barreira de corais na Oceania? Ou já ficou com vontade de sentir o vento na cara enquanto quebra recordes em esportes radicais? 

     Eu não li este livro para SER o que eles SÃO, pois cada um é único em suas vontades, suas metas e seu jeito de ser. Eu li o livro para APRENDER como é o raciocínio e a caminhada de um empresário de sucesso. Aquilo que me servir, eu usarei em minha vida, aquilo que não for compatível comigo eu descartarei (MAS TAMBÉM não poderei reclamar dos resultados, pois EU ESTOU escolhendo isso).

     Entendendo isso, eu sei que eu não poderei reclamar que eu não sou bilionário, que eu não tenho carrões ou não posso me dar a certos luxos porque  eu não percorri os mesmos caminhos que eles, não me sujeitei as mesmas situações e não tenho o mesmo perfil. Se eu não faço o que eles fazem, por que é que isso seria uma injustiça comigo? Por que é que isso seria culpa da economia, das outras pessoas, dos astros ou dos políticos SE EU NÃO escolhi fazer o mesmo que eles fizeram? 

    No livro Bilionários, (link), foi mostrado por diversas vezes que os detentores das grandes fortunas tem muita coisa em comum. Assim como se fizermos um retrato da classe C, D e E do Brasil, haverá diversas coisas que assemelham as pessoas dentro de cada classe. 

    Antes de mais nada você deve DECIDIR a qual CLASSE você quer pertencer, QUAIS EXPERIÊNCIAS você quer viver e AO QUE você está disposto a se sujeitar. Se você quer ficar a vida toda na classe A, haja, pense e conviva com este tipo de gente. Se você quer ser classe D, faça o mesmo que a classe D faz. Só não reclame dos resultados e das consequências de suas decisões.

      Isso que eu escrevi pode até soar um pouco duro para certas pessoas, mas o mundo é duro, a vida não é 100% justa e você não é o único que quer ser feliz. Existem 3 tipos de pessoas: as que se esforçam para as coisas que trazem resultados, as que se esforçam nas coisas que não trazem resultados e as que não querem se esforçar para nada.

    Se você faz parte do primeiro time, excelente, pois o esforço e sacrifício é a receita de qualquer sucesso. Se você faz parte do segundo time, você só precisa corrigir o rumo e deveria estudar e investir mais em você mesmo contando com a ajuda de coaches, profissionais, consultores e etc. Se você faz parte do terceiro time, não há nada para declarar. 

    O livro tem pouco mais de 200 páginas, de leitura fácil e descomplicada, serviu para eu ratificar alguns compromissos pessoais e retificar pensamentos que eu não devo ter caso eu queira ser mais eficaz em minhas atividades. Para cada decisão tomada, há consequências na família, no orçamento, no local onde vai morar, na vida que vai levar e etc. Hoje eu sei que eu quero mais para mim e para minha família e portanto vou ter que pagar o preço. Há coisas que eu quero se mantenham como estão, portanto vou pagar o preço também.

     Você compreendeu que tudo tem um preço?

    O mais legal do livro é o prefácio, que já tem 10 lições importantíssimas para sua vida. São elas: 

  • Lição 1 – Investir sempre no desenvolvimento das pessoas e mantê-las
  • Lição 2 – Sustente o impulso com um grande sonho. Sempre ter metas altas
  • Lição 3 – Meritocracia com incentivos alinhados
  • Lição 4 – Cultura é a estratégia. Exporte as melhores práticas para QUALQUER setor em QUALQUER lugar.
  • Lição 5 – Concentre-se em criar algo grande, não em administrar dinheiro. Criar sua empresa gerará mais receita do que ficar gastando seu tempo administrando dinheiro.
  • Lição 6 – Seja simples. Concentre o tempo naquilo que importa. Tenha gente boa, dê algo grande pra fazer e sustente a meritocracia. Transforme a complexidade em algo simples.
  • Lição 7 – Seja fanático. Não há nada fácil no mundo, então precisa de esforço.
  • Lição 8 – Disciplina e calma (não velocidade) são a chave do sucesso em momentos difíceis. 
  • Lição 9 – Conselho de administração forte e disciplinado é um ativo estratégico poderoso.
  • Lição 10 – Busque conselheiros e professores, conecte-os entre si. 

      Estas  lições eu vou resumir em: 

Sam Walton – Fundador do Wal-Mart

      Invista na sua educação, na sua família, tenha metas, trabalhe com méritocracia e seja disciplinado em seus afazeres. O sucesso será questão de tempo. E por falar em tempo, lembrei de uma frase que li no livro atribuída a Sam Walton (fundador do Wal-Mart): “”Como em quase todos os casos de sucesso instantâneo, o meu levou uns 20anos para acontecer. “

     É, 20 anos é coisa né?! Demora 20 anos para passar 20 anos. Isso confirma que para ter sucesso, muita dedicação e esforço estão envolvidos. Pense nisso.

    E então, o que achou do artigo? Comente abaixo sua opinião pois ela é muito importante. Inspire seus seus amigos compartilhando este texto. 

    Muito obrigado  

Olá Estrategistas, tudo bem?

Compartilhe com seus amigos
This focus area template supports only 2 input fields. Please check your opt-in configuration in order to use this template.
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments