Distúrbios emocionais causados pelo dinheiro

Você sabe o que é um distúrbio financeiro e o que eles podem causar na sua vida? Continue a leitura e descubra como sua tranquilidade pode estar sendo afetada.

Nós brasileiros temos dois fatores potencializadores para os problemas emocionais causados por dinheiro.

Nós somos latinos de sangue quente com um lado emocional bem arraigado e assim como isso pode ser traduzido em alegria em alguns momentos, os problemas também nos afetam de igual maneira.

O segundo fator relacionado a problema financeiro deve-se ao fato da nossa conjuntura econômica que já não é das melhores.

SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Você já conhece seu comportamento financeiro? 

Ainda não?!

Então não espere mais. Conheça esta idéia!

Tudo no Brasil é muito caro. Bens e serviços de qualidade tem preços proibitivos a maioria da população e isso causa um sentimento de pura vaidade consumista. Muitas vezes compra-se algo mesmo sem precisar, apenas porque tem um design melhor ou porque o serviço prestado lhe faz sentir-se mais “VIP”. A bem da verdade é que todo mundo quer ser bem tratado, mas o custo deste “mimo” virou sinônimo de ostentação e vaidade. Em países de primeiro mundo a classe média baixa já tem condições de consumir mais do que nós brasileiros.

O filme “The Jonesses”, entitulado no Brasil como “Amor por contrato” mostra uma família aparentemente perfeita, que se muda para uma casa e causa inveja nos vizinhos pelo estilo de vida que levam. Este filme é muito bom e vale a pena assistir. Você poderá tirar várias conclusões sobre sua vida após assisti-lo. 

É normal querermos o melhor para nós e para nossa família, propiciar o maior conforto possível e dar a maior tranquilidade a eles. Pelas pessoas que amamos estamos dispostos a fazer grandes sacrifícios para alegra-los, inclusive financeiros.

A natureza do homem é prover, manter e proteger a família. O mudo cobra que o macho seja o “macho alfa”, dominante, forte e destemido. O calcanhar de Aquiles do homem de hoje é o sentimento de incapacidade, frequentemente associado a falta de dinheiro. Talvez você já tenha vivido ou conhece alguém que infelizmente, tem o desprazer de ver sua família passar necessidade e não sabe o que fazer. Um homem que não consegue pagar suas contas fica ansioso, sente-se fraco, fica agitado procurando uma forma de mudar a situação dele. Com este sentimento de agonia, ele busca canos de escape que infelizmente e frequentemente são: a bebida, o cigarro, o sexo e o jogo. Este tipo de comportamento não ajuda a sair de uma situação ruim, pelo contrário, só piora. Ao ser cobrado pela família das suas responsabilidades ele se sente mais irritado e mais vulnerável e busca novamente uma forma de aliviar a tensão.

Já a mulher tem a necessidade de se sentir útil, de dar amor e de cuidar . Para que isso ocorra, ela precisa se sentir segura emocionalmente. A mulher é uma força da natureza muito forte capaz de concentrar a energia dela rapidamente em qualquer atividade que ela queira fazer. Isso pode ser muito bom quando ela busca resultados, mas em casos de estar perdida e necessitando de ajuda, este foco pode levá-la rapidamente para a desestabilização emocional. Se uma mulher está com problema financeiro e não está sabendo lidar com isso, a depressão torna-se um dos primeiros sintomas emocionais negativos que ela vai sentir. A compulsão alimentar é uma das outras formas de descontar a angustia e a vaidade excessiva é para encobrir defeitos e auto-estima baixa.

Tanto o homem quanto a mulher estão sujeitos a gastar mais dinheiro quando estão abalados emocionalmente, mesmo sem perceber. Podem gastar com chocolates, cigarros, festas, bebidas, produtos de maquiagem e roupas, o que pode atrapalhar ainda mais a situação que está vivendo.

Homens e mulheres estão sendo cada vez mais exigidos pelo trabalho para manter um padrão de vida razoável, estão tendo dificuldades para encontrar soluções aos seus problemas e constantemente estão procurando estas respostas em lugares errados. Infelizmente, falsas “respostas” são somente um alívio de tensão temporária ou uma fuga do problema.

Psicólogos e médicos estão sendo procurados para resolver problemas como insônia, depressão, ansiedade, compulsão e outras doenças criadas por problemas financeiros. O dinheiro é mais do que um simples problema pois ele mexe com o ego, com a sensação de poder e amor próprio.

  • 80% das causas de suicídios tem motivação financeira e 80% deste público é do sexo masculino.
  • O Brasil é o  8˚ país com maior número de suicídios no mundo
  • A principal causa dos divórcios está ligado a forma de uso do dinheiro pelo cônjuge
  • A taxa de divórcio no país cresceu 160% nos últimos 10 anos.

Um escritório de advocacia paulista registrou aumento de 75% de pedidos de divórcio no primeiro trimestre de 2016 em relação a 2015, por motivos relacionados a divergências financeiras. Nenhum divórcio é tranquilo, especialmente quando envolve filhos, ou seja, mais tensão e conflitos são gerados. Em meio a crises financeiras o número de suicídios cresce em todo mundo. Não faltam pesquisas de universidades, clínicas de psicologias e até registros de escritórios de advocacia para ilustrar a gravidade dos danos causados por não saber gerenciar um orçamento e não entender as leis dinâmicas do dinheiro.

A minha intenção com este artigo não é criar alarde, mas quero te pedir para cuidar da sua saúde financeira. Pense bem nas suas atitudes. Uma vida feliz é uma vida equilibrada. Qualquer tipo de excesso é ruim. Não descuide da sua fé, da sua família, do seu trabalho, da sua felicidade e DO SEU DINHEIRO. O seu dinheiro não é e nunca será a coisa mais importante da sua vida, mas ele tem influência direta nas coisas que mais lhe são caras. 

Então, se você quiser aprender lidar com o seu dinheiro, saber como fazer bom uso dele para não ter problemas de ordem emocional, aprender a investir ou saber como seus hábitos estão influenciando o seu orçamento, mande um e-mail para contato@estrategiasdevida.com.br, participe da comunidade no facebook, mas não deixe de procurar ajuda.

Não deixe qualquer tipo de problema se tornar uma bola de neve.

Inscreva-se para receber o E-book grátis e as novidades do site e compartilhe, pode ser que um amigo seu esteja precisando de ajuda e você não saiba.

Compartilhe com seus amigos
This focus area template supports only 2 input fields. Please check your opt-in configuration in order to use this template.
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments