Como fazer as resoluções de ano novo em 5 passos

Olá Estrategistas, tudo bem?

Toda virada de ano é a mesma coisa. Nós fazemos reflexões sobre o ano que passou e nossa consciência nos diz que deveríamos ter feito mais, que poderia ter sido diferente e apesar de vários êxitos que atingimos, precisamos melhorar em vários aspectos, não é mesmo?

Fazer uma lista das coisas a fazer pode gerar muitas dúvidas. Para por fim a estes questionamentos, tracei um método bem simples de criar as minhas listas e ainda conseguir cumprir tudo ao final do ano. Então leia até o final e saiba como eu faço para me comprometer realmente com meus objetivos anuais. Para criar este método, usei o que está escrito no livro Desafio 21. Se não sabe do que estou falando, clique aqui.

Por que será que as pessoas chegam ao final do ano sem conseguir cumprir tudo aquilo que prometeram? Logicamente, há vários possíveis motivos e muitos dos quais nem temos controle sobre ele, mas há inúmeros outros que só dependem da nossa vontade e esforço.

SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Você já conhece seu comportamento financeiro? 

Ainda não?!

Então não espere mais. Conheça esta idéia!

- Ok, mas se só depende da minha vontade e esforço, porque então eu não consegui cumprir meu objetivo que eu tanto queria?

- Possivelmente porque o seu objetivo estava distante, mal direcionado, sem percepção de seu significado e sem um plano forte para cumpri-lo.

- Não entendi, pode me explicar melhor?

Nós podemos traçar um objetivo a curto, médio e longo prazo.

Beber dois litros de água todos os dias é um desafio para muita gente. É uma questão de saúde e qualidade de vida. Por vezes você cairá no esquecimento, poderá achar que é muito e outras tantas desculpas para não o fazer. Este é um objetivo de longo prazo. Apesar de exigir esforço diário, é um objetivo de longo prazo. 1 ano é um longo prazo para muita coisa. Quanto mais longe o seu objetivo, mais difícil é de PERCEBÊ-LO concretizado. Você não precisa ver, você precisa PERCEBER, MATERIALIZAR, SENTIR o seu objetivo conquistado.

Além disso, se você não ENTENDER O SIGNIFICADO dele para você, não haverá força para se esforçar diariamente.

Assim como quando você vai viajar de férias ou a trabalho, você define primeiro o destino final e depois decidirá a forma e o trajeto de ida, assim deve ser sua vida.

Após definir o seu objetivo, você irá escolher a estrada para o sucesso e quanto mais placas e sinalizações ela tiver melhor. Você já dirigiu uma rua que as faixas não estão pintadas e sem placas de sinalização? É horrível não é? Você não sabe se está indo na direção certa, fica sem referência quanto ao lado da pista e ao acostamento e isso te deixa inseguro. A estrada do seu sucesso precisar estar marcadas por pessoas que vão te ajudar, por cursos que vão te orientar, por ferramentas que facilitarão a viagem e motivação como combustível pra você enfrentar esta viagem. Além do mais, quanto mais longe a viagem, mais cansativa ela é. Se você não fizer paradas constantes para reanimar, você irá dormir ao volante e poderá bater o carro.

Sabendo de tudo isso, vou te ensinar como eu faço para fazer a minha lista de ano novo.

1. OBJETIVOS CURTOS BEM DETERMINADOS

Ao invés de você colocar que vai começar a malhar (parece meio vago), coloque que você irá perder 1kg a cada mês na academia. Coloque que você irá correr 60km naquele mês. Faça uma avaliação física e coloque objetivos intermediários que serão possíveis de atingir e com níveis de dificuldades crescentes. Até você se acostumar com a nova rotina você precisará de incentivos, que virão a cada vez que você tiver sucesso.

2. METAS COMPARTILHADAS

Assim como uma viagem longa você pode dividir a direção com outra pessoa e um vai animando/ajudando o outro na estrada, faça o mesmo com seus objetivos. Procure alguém que esteja com metas parecidas e comprometam-se juntos para chegarem rapidamente aos seus objetivos.

3. MATERIALIZE SEUS OBJETIVOS

Cole fotos em sua agenda, coloque frases na geladeira, espelhe bilhetes pela casa, ponha uma miniatura do seu objetivo na estante para materializar o seu objetivo. Toda vez que você vir aquilo, você se sentirá energizado para continuar. É uma carga de ânimo para prosseguir. Somente vendo a todo instante e percebendo as vantagens de realizar as suas metas é que você terá força para continuar. 

4. PENALIDADES

Estabeleça penas caso você não cumpra. Se você não cumprir aquele objetivo curto, fácil e factível, imponha uma pena para cumprir. Ninguém gosta de perder, ninguém gosta de fazer aquilo que não quer. Assim como em uma viagem de negócios que se não chegar a tempo, você perderá o cliente e talvez o emprego, estipule o mesmo na sua vida. Caso você não perca aquele 1kg todo mês, você deverá parar de jantar fora nos finais de semana. Se não economizar 300 reais todo mês, deverá deixar de ver seu programa favorito no próximo mês. Seja criativo. Existe todo tipo de penalidade que você pode impor para si mesmo. Se for difícil estabelecer e cumprir esta pena, peça para que alguém te ajude a escolher e a impor.

5. ORIENTE-SE

Busque ajuda de profissionais, coaches, grupos de estudo, ferramentas que facilitem o seu trajeto. Viajar de avião pode ser mais caro, mas é muito mais rápido que um carro, além de trazer benefícios como milhas, não ser tão cansativo e etc. Um coach, uma escola, um curso pode ser a mesma coisa. Tentar fazer tudo sozinho pode ser muito mais penoso e difícil, eliminando sua vontade diária de se esforçar.

Lembre-se que você nunca está sozinho neste mundo de 7 bilhões de pessoas que assim como você buscam ter saúde, sorte, segurança, alegria e tranquilidade.

Listei apenas 5 dicas que me ajudam a estabelecer como cumprir meus objetivos. Mas se você realmente quiser saber como filtrar os seus objetivos para curto, médio e longo prazo, estabelecer a prioridade ou saber como criar tempo para concluir todas as suas resoluções de ano novo dê uma lida no Desafio 21. Garanto que você vai gostar. Se não tiver tempo para ler, escute-o pois ele é um audio-book também.

Desejo que vocês todos tenham um excelente ano de muita prosperidade em todos os ramos da suas vidas.

Deixem um comentário ou me escrevam para saber como eu posso ajudá-los e compartilhem com seus amigos, isso pode ser interessante para eles.

Compartilhe com seus amigos
This focus area template supports only 2 input fields. Please check your opt-in configuration in order to use this template.
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments