Como fazer a sua mente gastar menos

Você é uma pessoa que gosta de adjetivos?

Você já percebeu como os seus gastos estão ligados as suas opiniões e sentimentos?

A sua forma de comunicação faz você gastar mais?

Matemática é uma ciência exata, mas a financeira não. Parece meio confuso dizer isso né?

SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Você já conhece seu comportamento financeiro? 

Ainda não?!

Então não espere mais. Conheça esta idéia!

Vou mostrar o porquê.

Não é a matemática em si, mas as variáveis da fórmula.

Não posso demonstrar com cálculos e contas exatas porque isso é impossível, mas quero que você pense e considere o que vou apresentar em seguida.

Cuidado como você se expressa. Isso pode te fazer gastar mais.

O que você pensa constantemente tende a se tornar realidade mais cedo ou mais tarde.

Imagine os seguintes cenários:

PRECISO comprar X GOSTARIA de ter

Quando a gente usa adjetivos mais fortes para nos expressar, tendemos a criar vínculos emocionais muito mais profundos com os nossos pensamentos.

Uma empresa de marketing quer conectar a marca que ela representa com o consumidor, então ela precisa saber se comunicar com o cliente e entender as necessidades dele. Isso é, uma marca não vai investir naquilo que o possível cliente GOSTARIA de UM DIA TER. As NECESSIDADES e a VONTADE ATUAL sim, isso o setor de marketing vai querer saber. Após ter esta noção, a empresa vai bombardear a sua mente com estímulos e incentivos para se comunicar tendenciosamente com ela, incentivando você a gastar com o produto oferecido.

Nós somos seres humanos com emoções muito complexas que tem grande poder de persuasão sobre as nossas decisões diárias.

Quer apostar? Basta ver que quando você está de bom humor, você tende a fazer coisas que jamais faria de mau humor, e vice-versa. Se você ama alguém, você naturalmente se sacrifica para atender aos anseios desta pessoa, seja ela parente ou cônjuge. E por que isso não se aplicaria a si mesmo também?

Logo, você se comunica consigo mesmo através do pensamento e incentiva suas idéias 24 horas por dia. Entretanto, quanto mais você alimentar os seus desejos mais tenderá a se sacrificar para realizar suas necessidades/vontades. O problema é quando o EU QUERO vira EU PRECISO, e aí estes esforços para realizá-los se transformam em débitos na sua conta corrente. PRECISAR gera uma pressão maior do que QUERER.

Quantas vezes você ou seu filho/cônjuge QUIS trocar de carro/celular/relógio/qualquer outro bem e disse “EU PRECISO porque é melhor” e isso gerou dívida, gastos mais altos ou outros sacrifícios para adquirir aquele bem?

A forma da comunicação gera diferentes resultados.

Busque se expressar de modo coerente e consciente entre você mesmo e a sua família para não inverter os valores, as necessidades e as vontades. E todas as formas de comunicação estão atreladas aos ADJETIVOS, que são a forma mais fácil de expressar sentimentos.

“Eu amo fulano(a) porque é uma pessoa bonita, compreensiva, leal e responsável.”

“Eu quero porque é BONITO, LEGAL, PRÁTICO, RESISTENTE….”

Minha mãe sempre me disse que as palavras tem peso. Se a gente expressa nossos sentimentos de forma errada, exagera nos adjetivos e ainda inverte os valores das necessidades e vontades, estamos nos pressionando para se sacrificar a realizar gostos passageiros com grandes custos financeiros.

O pior disso tudo é quando isto se transforma em uma bola de neve. Por inversão de valores ou de necessidade, gasta-se mais, falta em outras áreas, você se decepciona, cria um vazio emocional e novamente você vai gastar para consertar este problema.

Defina bem as suas vontades, obrigações, desejos e coloque cada um no seu devido lugar de importância e prioridade. Saiba definir e viva de forma mais simples, econômica e muito mais feliz com menos preocupações.

Se você precisar de ajuda para definir melhor e quiser saber de maneiras eficientes de diferenciar vontade, necessidade e obrigação, me mande um e-mail: contato@estrategiasdevida.com.br

Inscreva-se e mantenha-se antenado nos conteúdos do site e nas grandes novidades que vem por aí. Em breve teremos MEGA LANÇAMENTOS…Aguarde.

Quer diminuir seus custos? Leia e descubra como a sua forma de se expressar faz você gastar mais.

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