3 maneiras para melhorar sua produtividade

Olá Estrategistas, tudo bem?

Há alguns meses a empresa Conference Board analisou os dados sobre o mercado de trabalho em dezenas de países. O resultado da pesquisa não foi nada bom para o Brasil. Foi revelado que nós brasileiros trabalhamos mais horas e rendemos 4 vezes menos em relação aos EUA.

Além de ser manchete em jornais, vários sites deram dicas de como aumentar a produtividade utilizando softwares de gestão, controle de produtividade por terceirizadas, reformas políticas e econômicas e outras várias dicas que se aplicam em grande parte as empresas e não ao público em geral.

E a população em geral, o que se pode fazer para melhor a produtividade?

SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Você já conhece seu comportamento financeiro? 

Ainda não?!

Então não espere mais. Conheça esta idéia!

- Eu não preciso melhorar a minha produtividade pois já trabalho demais.

- Justamente por isso, assim você poderia reduzir suas horas de trabalho.

- Mas isso vai me fazer abrir mão de várias atividades que eu faço, vou ter que me sacrificar, trabalhar no horário do almoço e…

- Não é isso. Produtividade está relacionada diretamente a eficácia das suas ações durante determinado período.

- OK, e por acaso isso vai me fazer ganhar mais? O que eu realmente ganho com isso?

- Melhorar sua produtividade está mais do que relacionada a ascensão profissional, está atrelada a sua qualidade de vida.

"Ser eficiente significa ter nas suas mãos as rédeas do seu dia, do seu tempo e das suas atividades."
Ivan Berard

Quantas vezes você precisou fazer hora extra ou dormir mais tarde a fim de concluir seus compromissos? O que falta para nós sermos um país desenvolvido? O que “EU” preciso para ser reconhecido pelo meu esforço? Como conseguir ser mais produtivo sem perder minha qualidade de vida?

Estados Unidos da América

Alemanha

Brasil

Segundo a Organização Internacional do Trabalho em um ano, o brasileiro trabalha em média 2023 horas, um americano 1790 e um alemão 1390 horas. Ou seja, trabalhar mais não é sinônimo de qualidade. Ao meu ver, representa desgate. Quanto mais horas se trabalha, mais cansado ficamos e pior nosso rendimento. Basta ver que a Alemanha e os EUA estão entre os países mais desenvolvidos do mundo. A indústria automobilística alemã é famosa por sua efiência, força e desempenho. Pois é, parece que eles levam a sério esse assunto de produtividade e eficiência.

Há empresas que dedicam 120 horas para treinar os funcionários recém contratados no Brasil e nos EUA este treinamento leva 30 horas. Ou seja, 1/4 do tempo, e nas outras 90 horas já é possível trabalhar.

E quais são alguns dos motivos para tamanha diferença entre nós e o restante do mundo?

  • Tempo mal administrado, mal dividido e mal empregado.
  • Falta de Integração entre softwares, serviços, ferramentas e pessoas.
  • Ausência de tecnologia e automação de processos e produtos. Um trabalhador operando uma máquina pode fazer mais do que 4 pessoas fazem manualmente.
  • Educação cara que onera demais o bolso de quem precisa aprender e de baixa qualidade que coloca profissionais de baixo rendimento no mercado.
  • Transporte público ineficiente, que estressa o trabalhador logo cedo, por fazer ficar espremido longas horas para chegar cansado ao emprego.
  • Leis confusas que impedem o amplo conhecimento de forma fácil e prática por todos a respeito do que pode ou não pode fazer nas atividades laborais, além de uma burocracia que trava tudo e todos.
  • Impostos altos que parecem mais uma punição do que uma contribuição ao país.

Mesmo que a conclusão possa ter sido negativa para o Brasil, podemos mudar este cenário com a adoção de medidas simples. Para isso vamos deixar de lado questões políticas, econômicas e questões que não dependem de você*. *Qualidade dos transportes, rumos da economia do país, leis e etc.

Nós sabemos muito bem que comparar um país com outro, especialmente um desenvolvido, é uma covardia. Porém, se você quiser ser forte como eles, precisa treinar como eles.

Então vamos aos 3 fatores que farão você ter melhor rendimento em seu trabalho.

TEMPO

Utilize bem o seu tempo de trabalho para trabalhar. A “hora do cafezinho” deve durar no máximo alguns poucos minutos. Cuidado com as pessoas que ficam interrompendo-o a todo instante. Crie mecanismos para que os outros não o interrompam. Se o seu tempo é valioso, então não o desperdice. Aprenda com o Desafio 21 (link) a usar bem seu tempo e sua energia para atingir suas metas.

EDUCAÇÃO

Invista em você! Todos nós sabemos que estudar é caro, mas não faltam cursos online grátis, e dos bons. Pessoas dispostas a ensinar existem, mas principalmente você deve estar disposto a aprender. Não se prenda a idéia de  um diploma. Saber um pouco sobre diferentes áreas que influenciam o seu trabalho é muito bom. Digo hoje que todo mundo deve saber idiomas, finanças (o básico para saber se planejar), português. Você não precisa ficar fazendo cursos e faculdades um atrás do outro, e sim ler constantemente, aperfeiçoar a forma que faz uma tarefa, aprender a mexer com alguns softwares ou estudar a respeito dos seus direitos e deveres. Tudo isso vai com certeza: colocar você em uma posição vantajosa, ampliar seus horizontes, ajudar nos seus afazeres e o melhor de tudo, não custará nada a mais. Você REALMENTE está buscando se desenvolver? Então comece a estudar!

RELAXAMENTO

Relaxar é muito importante para distrair a mente daquele mundo cheio de preocupações e responsabilidades. Relaxar não é churrasco, não é balada, não é ir em festas ou coisas do tipo. Relaxar é dar tempo para o seu corpo e a sua mente organizarem as idéias. Em todos os eventos que eu citei, não tem como relaxar, pois você está em um momento de lazer com inúmeros estímulos para os 5 sentidos deixando seu cérebro em constante atividade. A prova disso é que na volta de uma festa você está cansado e com sono, além de uma alimentação pesada que vai lhe deixar prostrado no outro dia. Tenha  um tempo para meditação, oração, sono ou qualquer outro tempo para você, em que seja só você em um momento que possa acalmar seu coração e sua mente. Deixe tudo do lado de fora da sua cabeça.

Ao juntar estes três importantes fatores, eu garanto que relaxado, você terá mais energia e disposição para estudar. Somente o estudo poderá lhe dar ferramentas para aproveitar melhor o seu tempo e fazer de você uma pessoa mais produtiva.

Não deixe que pesquisas ou notícias te desanimem. Se ao ler a notícia, ficar se lamuriando e arranjando desculpas porque está nesta situação, você estará perdendo seu tempo. Pense no seu futuro e mãos a obra.

Caso precise de ajuda ou queira comentar, escreva para mim e eu ficarei feliz em responder. Compartilhe com seus amigos este artigo para que mais e mais pessoas se animem a produzir mais para elas mesmo.

 

 

Compartilhe com seus amigos
This focus area template supports only 2 input fields. Please check your opt-in configuration in order to use this template.
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments